data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
O Parque Itaimbé é usado como local de lazer, prática de exercício ou simplesmente como atalho por quem precisa chegar ao Centro, além de moradores que tem no parque seu "quintal". Contudo, o que poderia ser a principal área verde do centro de Santa Maria vive uma situação precária. São pelo menos duas crateras, mas, em toda extensão do parque, é possível constatar problemas em calçadas, escoamento de água da chuva e esgoto, além de vazamentos.
Apesar de reconhecer a situação do local, há santa-marienses que não deixam de frequentar o parque. É o caso do motorista de aplicativo Guilherme Flores. Ele costuma passear com seu cachorro pelo menos duas vezes por dia.
- Está bem feio, bem perigoso. O parque está numa situação ruim faz tempo já - conta.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Embaixo do viaduto da Rua Pinheiro Machado, apenas uma pessoa por vez consegue passar ao lado de uma cratera
Serviços que atuam no parque também têm prejuízos. A feirante Miram Bastos instala suas vendas todas as quartas-feiras no trecho que fica nos fundos do Centro Administrativo da Municipal. Segundo ela, os problemas de infraestrutura prejudicam as vendas.
- Tem um cheiro muito forte aqui. Principalmente quando tinha o buraco aberto na pracinha - comenta.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Uma das crateras fica ao lado do prédio do Centro Administrativo Municipal
Ao lado do prédio da prefeitura, além de mais uma cratera, um vazamento chamava a atenção na manhã de quarta-feira. Conforme o superintendente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) José Epstein, funcionários da Corsan e da Secretaria Municipal de Infraestrutura fizeram uma vistoria no local. As fortes chuvas que atingiram a cidade recentemente causaram problemas nas redes de escoamento pluvial e de esgoto.
- A intervenção ali é mais complexa. Na quinta-feira de manhã, a prefeitura deve ser feita a escavação para reparar o escoamento. Depois, a Corsan repara a rede e esgoto - explica.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Vizinha do Itaimbé, Édila Scheffer pratica exercícios na pista do parque. A proximidade do local é o que a mantém como frequentadora.
- Sempre penso em ir em outro lugar, mas eu venho aqui porque é mais perto. mas é difícil de caminhar, está desmoronando tudo - lamenta.
Em nota, a Prefeitura confirmou a vistoria mencionada por Epstein. Segundo o órgão, a ação ainda vai verificar se a canalização é de responsabilidade da Corsan ou do município. A cratera embaixo do viaduto da Rua Pinheiro Machado será foco de uma escavação para apurar que tipo de serviço deve ser feito.
Uma reclamação feita à reportagem por transeuntes do parque é de que o escoamento piorou depois das obras na Rua Riachuelo. A prefeitura informa que não há qualquer constatação técnica que relacione os pontos. Entretanto, de qualquer modo, quando a Riachuelo receber o novo asfalto, as bocas de lobo da via serão niveladas, o que deve melhorar a vazão da água da chuva, e a situação será monitorada pelo poder público.
*colaborou Leonardo Catto